Mencionadas na Bíblia, as amêndoas eram já servidas aos faraós do Egipto, porém, a sua origem exata é desconhecida. Especula-se serem originárias da China ou da Ásia Central e que os exploradores comiam este fruto enquanto viajavam pela “Rota da Seda” entre a Ásia e o Mediterrâneo, levando a que as amendoeiras florescessem ao longo da bacia mediterrânica, com especial destaque para as regiões que hoje são Itália, Espanha e Portugal.
A odisseia das amendoeiras não ficou por aí e, com a expansão ibérica, chegou ao continente americano onde atualmente florescem em zonas tão célebres como a Califórnia.
A história da amêndoa desenvolveu-se com a própria História e por isso encontramos este fruto seco associado a tradições religiosas, étnicas e sociais, manifestando diversos significados. Como é o caso da vara de Arão, que deu rebentos, flores e até amêndoas, e hoje é simbolismo de aprovação divina. Os romanos lançavam amêndoas aos recém-casados como desejo de fertilidade e, nos nossos dias, servem-se amêndoas, cobertas de chocolate ou açúcar, por ocasião da Quaresma. Sem esquecer que, em algumas regiões de Portugal, a palavra “amêndoas” é sinónimo de presente dado pelos padrinhos aos afilhados aquando da celebração da Páscoa.
Muito mais haveria que contar, mas fiquemo-nos pela tradição natalícia sueca do pudim de arroz com uma amêndoa escondida no interior, à espera de trazer uma boa sorte anual a quem a encontrar.
As amêndoas contêm gordura insaturada, o que é benéfico para a saúde cardiovascular;
As amêndoas ajudam a reduzir a inflamação das artérias, a baixar o colesterol, a subir o HDL (bom colesterol) e ajuda a prevenir a diabetes;
Quando comida com pele, a amêndoa destaca-se do resto dos frutos secos pela quantidade de fibra, apresentando um maior efeito laxante;
As amêndoas são ricas em vitamina E e vitaminas do complexo B (têm efeitos antioxidantes), magnésio (um mineral importante no controlo da tensão arterial) e cálcio (para o fortalecimento dos ossos);
Deve dar-se preferência ao consumo de amêndoas em cru e com pele, bastando duas ou três amêndoas por dia para obtermos todos os seus benefícios.